Buscar
  • Gales Park Hotel

Documentos para viagem nacional: tire suas dúvidas para viajar


Saber exatamente quais os documentos para viagem nacional é essencial para você não enfrentar transtornos na hora de viajar.


Mas esta é uma dúvida comum, pois sabemos que as regras podem sofrer alterações, bem como as portarias, e nem sempre estamos sabendo de todas as novidades, ainda mais no segmento de aviação.


Por isso, se está planejando uma viagem aqui pelo nosso país, vamos listar para você tudo que precisa saber na hora de embarcar e não ter problema no check-in.


Para facilitar e agilizar os procedimentos no check-in ou no embarque, é importantíssimo que seus documentos estejam de fácil acesso, ou seja, na sua mala de mão.


Pois bem, os documentos para viagem de avião nacional para brasileiros maiores de 12 anos podem ser quaisquer destes que citaremos abaixo.


Para fazer o check-in, é preciso apresentar o documento de identidade. Entretanto, também são válidos outros documentos, como passaporte, carteira de trabalho, CNH, título de eleitor eletrônico, desde que esteja com o nome civil ou social.


São aceitos também o DNI (Documento Nacional de Identidade) e documentos de identidade que foram emitidos pelo Poder Legislativo, Judiciário ou Ministério. 


Em caso dos profissionais da aviação, como comissário, piloto, despachante operacional e mecânico de voo, é possível utilizar também o documento de licença expedido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).


Lista de documentos válidos para voos nacionais


RG e CPF


Em viagem nacional é necessário para identificação do passageiro que o documento tenha foto, como o RG (Registro Geral), por exemplo. Nesse sentido, o CPF não tem validade para embarcar em voos dentro do território brasileiro, em razão da impossibilidade de identificação visual do passageiro.


Qual a validade do RG para viajar?



Se você tem dúvidas sobre qual a validade do RG para viajar, saiba que, para viagens dentro do país, o documento não tem prazo de validade. No entanto, é preciso que ele esteja em bom estado de conservação, para que a identificação possa ser confirmada.


Passaporte


Para quem pensou que o passaporte era válido apenas para viagem internacional, se enganou. A apresentação deste documento para o embarque também é aceita como recurso para identificação do viajante.


Qual a validade do passaporte para viajar?


Como já falamos, o passaporte é permitido ser usado como documentação para viagem nacional, mas é preciso ficar atento quanto ao prazo de validade.


Assim como acontece em viagens internacionais, se você utilizar o passaporte como documento de identificação é necessário que ele esteja dentro do prazo de validade de 10 anos.


Certidão de nascimento


Ao fazer uma viagem nacional com menor de idade, saiba que a certidão de nascimento também é um dos documentos aceitos! Se não tiver a original em mãos, é possível apresentar uma cópia autenticada.


Bom, mas se não sabe onde está ou não estiver com ela em mãos, você pode solicitar uma segunda via pela internet no site do Registro Civil. Fica aí uma dica!


CNH ou CNH-e


Ao apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, sendo uma das duas versões, como CNH ou CNH-e (eletrônica), no caso da CNH, é preciso ficar atento: ela só será aceita no setor de check-in e no embarque sendo, ainda, o modelo novo e tenha foto. 


Carteira de trabalho


Como já falamos, a carteira de trabalho também é aceita nos aeroportos e nas companhias aéreas, mas é necessário que ela também esteja em bom estado de conservação, permitindo a identificação do passageiro.


DNI


Esse documento pode ser novidade para você. Isso porque, ele é o novo documento de identidade do Brasil, que foi lançado pelo Governo Federal. O objetivo é facilitar o gerenciamento de documentação pública.

A proposta é que o documento também ganhe uma versão digital. O mais legal é que no DNI é possível inserir informações de outros 10 documentos.


Fonte: Seguros Promo



16 visualizações

Gales Park Hotel

Rua Quintino Bocaiúva, 1760 - Jardim América - Dourados/MS

Fone:  +55 (67) 3410-3900