Alicerces do turismo em Dourados-MS

3/9/2014

O turismo em Dourados-MS está alicerçado sob a política da gestão participativa e articulada com as demais políticas de governo que se fundem através de proposições, programas e projetos, na perspectiva da promoção do desenvolvimento, geração de emprego e renda com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental, na prática do turismo qualificado e continuo voltado tanto para o turista como para a população local.

Os principais eixos norteadores da política de turismo em Dourados compõem-se do fomento ao turismo, gestão compartilhada e participativa entre setores públicos, privados e sociedade civil que buscam resultados positivos economicamente e socialmente, buscam ainda, parcerias no financiamento da infra-estrutura técnico-turístico e promoção da imagem turística sob o propósito da qualidade de vida, valorização dos recursos naturais, culturais e históricos e, uma imagem positiva da cidade.

Na gestão compartilhada e participativa entre os setores públicos e privado e sociedade civil, a cidade conta com a instância de governança do turismo municipal, Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, que é um órgão consultivo e de assessoramento, que tem o intuito de orientar, promover e emitir sugestões para o desenvolvimento do turismo no município. Seu objetivo é proporcionar o desenvolvimento turístico, concentrando esforços em ações conjuntas, de forma democrática e ética. A cidade também possui a Grande Dourados Convention & Visitors Bureau, que é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento do turismo no município de Dourados e Região, por meio de captação, geração e apoio a eventos, buscando aumentar o fluxo de turistas e aprimorar a infra-estrutura e serviços turísticos.

Além disso, Dourados possui o curso de Turismo com ênfase em Ambientes Naturais oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que através de seus projetos de pesquisa e extensão, como o “City Tour” promove o fomento do turismo e a valorização da cidade.

O município está inserido na região turística da “Grande Dourados”, composta pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

A região está localizada no centro sul de Mato Grosso do Sul, sua população representa 14% do total de habitantes do Estado. É considerado um dos pólos econômicos de Mato Grosso do Sul, por seu aspecto econômico baseado na agricultura, pecuária, indústria e comércio e também, pela sua infra-estrutura e serviços, possuindo parques urbanos, cinemas, teatros, museus, shopping e prédios históricos. Seu potencial turístico é percebido no segmento de eventos, negócios, lazer e agrotecnológico.

Please reload

Posts em Destaque

Aprenda 7 truques para arrumar mala para uma viagem longa!

December 13, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gales Park Hotel

Rua Quintino Bocaiúva, 1760 - Jardim América - Dourados/MS

Fone:  +55 (67) 3410-3900