Dourados se mantem no topo como referência no turismo do MS

9/1/2015

O município de Dourados continua como referência no turismo em Mato Grosso do Sul. A Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) divulgou o resultado da 2ª fase do ‘Programa de Classificação dos Municípios’, instituído com base na Política Nacional de Turismo, e Dourados se mantém na categoria ‘Colher’, a mais alta.

Na 1ª fase, no ano passado, apenas Bonito e Dourados ficaram na categoria ‘Colher’. Este ano Corumbá (3º) e Campo Grande (4º) também entraram nessa categoria. Bonito ficou em primeiro e Dourados em segundo.

Os critérios para a avaliação são infraestrutura turística (peso 51,08%), governança (25,11%), sustentabilidade do município (13,85%) e gestão pública municipal (9,96%). Dourados evoluiu no potencial turístico de 2013, quando obteve 164,5, para 2014, subindo para 189 pontos.

Em Dourados, em 2014, a infraestrutura turística obteve 85 pontos, a governança 54 pontos, a sustentabilidade do município 27 pontos e gestão pública municipal 23 pontos, totalizando os 189 pontos.

Em Mato Grosso do Sul só é mais bem preparado para o turismo que Dourados a cidade de Bonito, que fez 195 pontos. Corumbá obteve 183 pontos e Campo Grande 172 pontos.

As categorias do programa são semear, nascer, frutificar e colher. Dos 70 municípios do Estado, 40 (50,64%) participam do programa. A maioria (49,37%) está na categoria semear. 15,19% está na categoria nascer, 6,33% na categoria frutificar e 5,06% na colher, como é o caso de Dourados. 24,5% dos municípios estão sem classificação.

É pela classificação no ‘Programa de Classificação dos Municípios’ que os municípios recebem apoio para estudo de marketing, divulgação dos produtos e roteiros turísticos, prioridade na promoção nacional e internacional, validação como prioritário para investimento em infraestrutura pública turística, cursos de qualificação e fomento à produção associada (gastronomia, artesanato e agricultura familiar).

Todo o trabalho de organização e incentivo ao desenvolvimento do turismo no governo do prefeito Murilo é feito pelo Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, coordenado pela turismóloga Rejane Delvalle Morinigo. O secretário de Desenvolvimento Econômico é Wladimir Santos Silva. Com vocação para a área de eventos, Dourados está preparada para receber cada vez melhor o turista - A. Frota

Com vocação para a área de eventos, Dourados está preparada para receber cada vez melhor o turista – A. Frota

O prefeito Murilo tem trabalhado bastante para promover o turismo em Dourados, com a organização do setor, apoio aos investimentos e qualificação profissional. A realização de grandes eventos, como o Canasul & Agrometal, a Feira do Empreendedor, o Dourados Brilha, as festas juninas, o carnaval, e a Festa do Peixe contribui para consolidar Dourados como polo turístico de eventos. A cidade também sedia regularmente simpósios, encontros e reuniões de abrangência nacional. Os festivais gastronômicos também são um sucesso.

“Nossa infraestrutura turística é muito boa e a cidade está pronta para promover eventos e receber bem o turista”, garante o prefeito Murilo.

Please reload

Posts em Destaque

Aprenda 7 truques para arrumar mala para uma viagem longa!

December 13, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gales Park Hotel

Rua Quintino Bocaiúva, 1760 - Jardim América - Dourados/MS

Fone:  +55 (67) 3410-3900