top of page
Buscar
  • Foto do escritorGales Park Hotel

Pesquisa revela que brasileiros são os que mais fazem amizades em viagens

Quando viajamos, fica quase inevitável fazer uma rápida amizade, nem que seja com uma única pessoa. Uma pesquisa revela que os brasileiros querem mesmo “ter um milhão de amigos” e são craques na hora de esbanjar carisma e fazer novas amizades ao redor do mundo. O estudo ainda mostra que não somos mais próximos apenas das pessoas que moram perto, mas cada vez mais daqueles que conhecemos ao viajar.

A pesquisa online da rede de hotéis Mercure, realizada pelo Instituto TNS Sofres, foi aplicada em 13 países, com mais de 5500 pessoas, de 16 a 65 anos, que ajudaram a estabelecer a relação entre afeição, viagens e as redes sociais, ou seja, entender os vínculos entre as pessoas dentro de uma era digital. Um dado curioso é que 56% dos entrevistados fizeram amigos durante uma viagem, sendo 84% dos brasileiros os mais empolgados com os novos amigos, seguidos dos chineses, com 71%. Os japoneses, que têm fama de serem reservados, resultaram em 11% dos que fazem amizade durante suas aventuras pelo mundo.

Os resultados apontam que a noção de amizade estreita foi descrita como o compartilhamento de valores, a ausência de julgamento e a total disponibilidade um com o outro. Mais do que qualquer outra coisa, para 83% dos entrevistados, o melhor amigo é alguém em que se possa confiar e este ciclo é normalmente composto por três ou quatro pessoas. E novamente surgem os japoneses com um número baixo, sendo que 16% deles declararam não ter nenhum amigo mais próximo.

O uso das redes sociais tem sido uma chave para manter as amizades à distância e organizar itinerários, já que os locais acabam ajudando os turistas online também. O estudo mostra que 45% dos viajantes disseram buscar amigos de amigos em suas redes sociais para obter boas dicas (49%) e para ter alguém conhecido por perto em caso de emergência (35%). É importante notar que os australianos vão um pouco mais além, e contatam os amigos dos amigos em grande parte para perguntar se podem se hospedar em suas casas durante suas viagens, 35% dos entrevistados. Além disso, a maioria dos viajantes (77%) mantêm contato com seus amigos nas redes sociais.

A pesquisa ainda fala sobre a teoria dos seis graus de separação, na qual apenas seis pessoas separam um ser humano do outro no planeta. Quando questionados sobre “Quem você gostaria de conhecer graças à Teoria dos Seis Amigos?”, 70% dos brasileiros disseram que gostariam de conhecer uma celebridade, preferencialmente um cantor, músico ou DJ (14%), especialmente as mulheres.

O infográfico abaixo resume a pesquisa e alguns dados citados no texto. E você, já fez grandes amigos durante suas viagens?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page