top of page
Buscar
  • Foto do escritorGales Park Hotel

Como limpar a mala de viagem do jeito certo?

Até chegar ao dia da viagem, passamos por várias etapas: escolher o destino, organizar o roteiro, reservar o hotel, comprar as passagens, separar as roupas, arrumar e desarrumar as bagagens. E é nessa hora que pode surgir uma surpresa: a parte externa da mala está suja e/ou tem mofo internamente.

Para te ajudar, preparamos esse guia de como limpar mala de viagem suja ou com mofo:

Os perigos da mala de viagem mofada


É importante saber que existem diferentes tipos de mala e que cada uma possui cuidados específicos como a limpeza da sujeira deixada de lembrança da última viagem.

Desde sujeiras externas das ruas por onde você passou até as manchas de sapatos na partes interna, existem diversas maneiras de sujar uma mala. Porém, o número um de reclamação do mau armazenamento de malas é o bolor, mais conhecido como o bom e velho mofo.

O mofo é formado por fungos, mas que não têm estruturas iguais a dos cogumelos. Ele é formado através da combinação mortal entre espaços úmidos e escuros. Aliás, a presença do mofo é maléfico para objetos que o contém, pois ele pode corroê-los ou danificá-los.

Além de tudo, o mofo também é prejudicial à saúde humana causando problemas respiratórios e alérgicos. Por isso, é tão importante saber como limpar mala de viagem e ficar livre do mofo e do mau cheiro.


Como limpar mala de viagem com mofo: passo a passo


Agora que você sabe dos perigos de deixar a mala com mofo, vamos mostrar para você uma receita muito simples de como limpar mala de viagem. Mas lembre-se de fazer a limpeza no mínimo 3 dias antes de viajar!

Ingredientes: -Escova de dentes -Aspirador de pó -Água morna -Detergente neutro -Esponja -Borrifador de água -Vinagre branco -Álcool -Uma meia -Bicarbonato de sódio


Como fazer: 1.Limpe a parte externa da mala com a ajuda de uma escova de dentes; 2.Na parte interna, utilize o aspirador de pó; 3.Em seguida, passe na parte externa e interna uma esponja com a mistura de um copo de água morna e algumas gotas de detergente neutro; 4.Para retirar o cheiro de mofo de uma vez por todos, borrife uma solução de meio copo de vinagre e meio copo de álcool por toda a mala e deixe-a secar durante 1 dia inteiro; 5.Para finalizar, deixe guardado dentro da mala uma meia com bicarbonato de sódio dentro. Dessa maneira, você evita que o mofo apareça de novo;

Agora que você já sabe como limpar sua mala de viagem com mofo, vamos explicar como limpar as manchas na parte de fora.


Como limpar mala de viagem por fora


O motivo da sujeira externa é que, muitas vezes, a maneira como a mala é guardada dentro do avião não é a ideal. Sem falar que o balcão de despacho, esteira, carrinho de malas e avião não possuem a limpeza mais impecável do mundo.


Por isso, vamos te ensinar como limpar uma mala rígida de viagem por fora:

Cada vez mais, as malas rígidas estão se tornando populares não só pelo estilo, mas também pela praticidade de caber mais coisas. Porém, na hora da limpeza, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente, em relação ao material da mala.


Se a sua for feita de policarbonato, uma esponja macia só com água morna e algumas gotas de detergente neutro é aconselhável para a limpeza superficial. Já para  sujeiras mais pesadas, aconselhamos o uso de isopropanol, limpador de uso geral que é facilmente encontrado na internet e em lojas de equipamentos eletrônicos e informática.


Existem produtos não abrasivos específicos para limpeza que podem ser utilizados, mas lembre-se sempre de retirar o excesso de produto com a ajuda de um pano úmido em água. Ah, e tenha cuidado para não exagerar na água e danificar os tecidos internos.


Fonte: Guia Além

347 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page