5 buracos azuis impressionantes pelo mundo

14/9/2015

A nossa querida e amada Terra esconde muitos segredos e mistérios dentro de lugares surreais que nos deixam de queixo caído. É o que acontece quando vemos buracos azuis no meio do mar ou até mesmo do solo, que dão aquela curiosidade absurda de se querer descobrir se há algo mágico lá dentro ou o quão fundo conseguem ir.

Normalmente, tais buracos ficam em regiões costeiras de baixa altitude, que há muitos milhares de anos atrás se encontravam acima do nível do mar. Eles são um escoadouro debaixo d’água formado através da erosão intensa de rochas carbonáticas. Quando o nível do mar aumentou devido à fusão de geleiras, alguns desses buracos ficaram submersas. Assim se formaram estas esferas de cor azul escura, devido maior absorção solar, e mais profundas do que o resto do oceano.

Os sumidouros naturais, também chamados de cavernas verticais, são falhas geológicas, que apresentam também um lugar seguro para a vida marinha, pois são normalmente muito profundos. Mergulhadores aventureiros e atrevidos já perderam suas vidas ao adentrar em locais como estes, enquanto outros tiveram mais sorte – e talvez mais juízo – e voltaram com sucesso.

Conheça alguns deles:

 

1. Dean’s Blue Hole
O buraco azul mais profundo já conhecido fica em ao oeste de Clarence Town, em Long Island, no Bahamas. Com 202 metros de profundidade, equivale a um prédio de 67 andares. É melhor não arriscar um mergulho no local.

Foto ©Marshall Photo

Foto ©Daan Verhoeven

 

2. Watling
Também em Bahamas, este buraco azul fica na ilha de San Salvador e, diferente dos demais, fica no meio da terra devido a uma erosão de calcário. Mesmo num local onde chove muito, não há água doce em sua superfície.

Fotos ©James St. John

 

3. Dahab
Situado na zona costeira da península do Sinai, na bela Dahab, no Egito, este buraco de 130 metros de profundidade atrai mergulhadores mesmo sendo um dos mais perigosos do mundo. Muitos já morreram ao tentar atravessar seus nichos, que são difíceis de sair, como é o caso do túnel “O Arco”, a 52 metros abaixo da superfície.

Fotos via

 

4. Belize
Chamado de “O Grande Buraco Azul“, este sumidouro submarino é uma parte da enorme Sistema de Reserva da Barreira de Recifes do Belize e costuma atrair mergulhadores curiosos. Com 124 de profundidade, diversas espécies o chamam de lar, como garoupas gigantes, tubarões de diversas espécies, como o galha-negra, e o tubarão caribenho.

Foto via 

 Foto via

 

5. Blue Hole de Gozo

A ilha de Gozo faz parte do arquivos arquipélago de Malta, famosa entre intercambistas. Subaquático, o buraco tem 15 metros de profundidade, completo com águas azuis e cristalinas. Lagostas e polvos vivem junto de outros seres da vida marinha que ali convivem.

Foto ©Kyle

Foto ©Darren Barefoot

 

Please reload

Posts em Destaque

Como se planejar financeiramente para viajar

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Gales Park Hotel

Rua Quintino Bocaiúva, 1760 - Jardim América - Dourados/MS

Fone:  +55 (67) 3410-3900